24 junho 2016

Resenha | Guerra do Velho


Um livro de ficção cientifica que explora o real e o irreal, traça uma história com muita ação e diálogos incrivelmente sensacionais.  A escrita do John Scalzi é de uma monstruosidade que é até difícil colocar em palavras. Ele descreve os cenários com riqueza de detalhes, os personagens são bem construídos e com aquele sentimentalismo que acabamos por nos envolver.

O livro vai contar a história de John Perry, um homem que acaba de completar os seus 75 anos e que decidi se alistar no exército. Porém, se alistar no exército requer abrir mão de tudo que se tem e/ou se conhece na terra. Após se alistar no exército, Perry é dado como morto e parte para uma jornada pela galáxia, onde não sabe o que irá encontrar ou enfrentar. 

Ninguém sabe o que acontece com as pessoas que deixam a terra para servir as Forças Coloniais de Defesa, mas existem especulações que os idosos que resolvem se alistar sofrem uma espécie de rejuvenescimento para que possa lutar contra raças alienígenas. Mas tudo isso é teoria, até por que uma vez que se alistou no exercito e deixou o planeta terra, nunca mais se é visto. O que será que acontece com todos que vão para a guerra? 

Ao mesmo tempo em que vemos todo o horror de uma guerra, acompanhamos o desenvolvimento dos personagens e o quanto eles crescem como soldados. Seus medos, suas dúvidas e suas angústias, tudo isso sentimos. É isso que é o diferencial de Guerra do velho, ele nos mostra o quão ruim é estar em uma guerra, mas ele também nos mostra do por que estar nela. São esses conflitos internos e externos que vemos ao longo de todo o livro. Perry é um personagem muito carismático e engraçado, o que dá aquele contraste cômico para o livro. Vamos enfrentar muitos alienígenas no decorrer dos capítulos e tudo isso pelo ponto de visto do incrível Perry. O livro é narrado em primeira pessoa, o que, com certeza, dá o realismo literário perfeito.

A edição brasileira do livro está linda, assim como todos os livros da Editora Aleph. O Cuidado que eles têm com os livros é de se admirar, e eu espero que eles publiquem muitos outros livros do John Scalzi por que eu estou completamente apaixonado pela escrita e genialidade do autor. 

Guerra do velho com certeza foi um livro que me surpreendeu bastante. Sei que ele está sendo muito comentado na mídia, e que muita gente pode ir ler com o pé atrás, e agora vos digo: LEIAM COM VONTADE E SEM MEDO. Esse é um livro que talvez você nunca tenha lido algo igual.

0 comentários:

Postar um comentário